Você está visualizando atualmente Participação privada no saneamento deve chegar a 40% em 2030

Participação privada no saneamento deve chegar a 40% em 2030

As operadoras privadas devem atingir, ao menos, 40% da população brasileira até 2030, segundo estimativa da ABCON SINDCON, que lançou no dia 27 de julho o Panorama da Participação Privada no Saneamento.

 

De acordo com a entidade, as concessões privadas de saneamento já alcançam 33% do total investido pelas companhias do setor. Em 2019, foram aplicados R$ 4,8 bilhões pelas operadoras privadas, diante de um investimento total de R$ 14,8 bilhões, considerando todas as operadoras.

 

As concessionárias privadas possuem 191 contratos firmados, que vão desde a modalidade de concessões plenas e parciais até PPPs e subdelegações. Juntas elas atingem 389 cidades, das quais 42% são consideradas pequenos municípios, com até 20 mil habitantes. Outros 22% são formados por municípios na faixa de 20 mil a 50 mil habitantes.

 

Avanço

Nos últimos anos, antes do novo marco legal entrar em vigor, a participação das operadoras privadas havia sido pouco alterada. Hoje, essas empresas atendem de forma plena ou parcial, de acordo com o modelo de concessão observado em cada município, 15% da população do país (32,5 milhões de pessoas); elas estão presentes em 7% dos municípios.

 

Se considerarmos os recentes leilões das companhias Casal (Alagoas), Sanesul (Mato Grosso do Sul), Cedae (Rio de Janeiro) e do município de Cariacica (ES), as operadoras privadas passam a atender direta ou indiretamente 17% da população.

 

Confira a íntegra do Panorama da Participação Privada no Saneamento no link abaixo:

https://www.abconsindcon.com.br/panoramas/

 

Fonte: ABCON SINDCON