O portal do jornal O Estado de São Paulo publicou, no dia 18 de abril, artigo do presidente da Apecs, Ricardo Lazzari Mendes. “Gestão é investimento para garantir água” é o título do texto, que defende a importância de assegurar à atual e às futuras gerações a necessária disponibilidade de água, em padrões de qualidade adequados aos respectivos usos.
O presidente da Apecs ressalta que a segurança hídrica é um tema urgente: “De acordo com o Atlas da Água, elaborado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), apenas 667 municípios brasileiros, com 4% da população urbana do País, apresentam segurança hídrica máxima. Em 2.143 cidades, com 50,2 milhões de habitantes, a classificação é de alta segurança. Porém, 77,3 milhões de brasileiros, quase 40% da população urbana, residem em municípios com segurança hídrica média e outros 50,8 milhões estão em localidades com segurança hídrica baixa ou mínima”.
Ricardo explica que o Novo Marco Legal do Saneamento traz instrumentos para atender à demanda de 16% da população ainda sem acesso à água, bem como obriga às concessionárias a reduziram os índices de perdas nos sistemas de abastecimentos dos municípios: “Para atingir essa meta estabelecida pelo Novo Marco do Saneamento até 2033, apenas nos sistemas de abastecimento de água são necessários R$ 164 bilhões de investimentos, de acordo com estudo da Associação e Sindicato Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (Abcon/Sindicon)”.
Os assinantes do jornal podem conferir aqui o texto na íntegra.