Você está visualizando atualmente Eliminar vazamentos pode trazer economia de 40%

Eliminar vazamentos pode trazer economia de 40%

Medidas diárias ajudam a preservar os recursos hídricos

 

O desperdício de água com vazamentos custa caro ao consumidor. Ele pode até não perceber mensalmente o impacto na conta, mas por um longo período representa um importante aumento nas despesas. O engenheiro Luiz Pladevall, presidente da Apecs (Associação Paulista de Empresas de Consultoria e Serviços em Saneamento e Meio Ambiente) e vice-presidente da ABES/SP (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental) aponta que a eliminação de vazamentos pode promover uma economia de até 40% nos gastos com água.

“Não é apenas o poder público que tem que reduzir as perdas de água. A população também é responsável na preservação dos recursos hídricos e muito pode ser feito dentro de casa para evitar o desperdício de água”, alerta.

O dirigente lembra que uma grande parcela das moradias ainda conta com tubulações de ferro, que se deterioram com maior rapidez no decorrer do tempo, provocando desperdício: “Na maioria das vezes, esses vazamentos não são percebidos pelos moradores. O indicado é fazer uma revisão hidráulica da residência”.

Pladevall aponta que as medidas no dia a dia ajudam a diminuir o consumo de água. “É sempre importante lembrar que a água é um bem finito e sua economia vai garantir esse recurso para as futuras gerações”, ressalta o engenheiro.

 

Confira outras dicas para economizar água:

  • Evite deixar torneiras pingando ou abertas e mangueiras esguichando. Estima-se que uma torneira mal fechada gasta a seguinte quantidade de água:
  • Gotejamento lento: 300 litros de água por mês;
  • Gotejamento rápido: 900 litros de água por mês;
  • Conserte vazamentos o quanto antes verificando sempre os encanamentos, boia do reservatório e pontos de consumo, como torneiras e válvulas de descarga;
  • No banheiro, feche a torneira enquanto escovar os dentes ou fazer a barba. Não tome banhos demorados, feche o registro ao ensaboar-se;
  • Faça manutenção periódica das válvulas de descarga. Este dispositivo mal regulado ou com vazamentos, que normalmente são imperceptíveis, é o grande vilão do desperdício;
  • Nas áreas externas e jardins, regue as plantas com balde ou regador, regue o jardim logo ao entardecer ou à noite, para evitar perda por evaporação;
  • Não lave o carro com mangueira, use balde. A calçada precisa ser limpa com vassoura e também evite o uso de mangueiras nesse caso.

 

Sobre a Apecs

A Apecs foi fundada em 1989 e congrega atualmente cerca de 40 das mais representativas empresas de serviços e consultoria em Saneamento Básico e Meio Ambiente com atuação dentro e fora do país.

Essas empresas reúnem parte significativa do patrimônio tecnológico nacional do setor de Saneamento Básico e Meio Ambiente, fundamental para o desenvolvimento social e econômico brasileiro, estando presente nos mais importantes empreendimentos do setor.