O tradicional Jantar de Confraternização da Apecs reuniu 50 convidados na quinta-feira, dia 7 de dezembro, no restaurante Dinho’s, referência gourmet paulistana. O deputado federal João Paulo Papa (PSDB) participou do encontro e ressaltou a importância dos serviços de consultoria em saneamento para o desenvolvimento brasileiro.
O parlamentar lembrou do esforço da Associação de fazer do saneamento tema de respeito e pilar essencial para o desenvolvimento socioeconômico brasileiro. “A Apecs foi muito importante e colaborou muito para essa agenda”, pontuou Papa. Segundo ele, o setor não enfrenta um dos melhores momentos. “O Brasil não tem acesso mínimo ao saneamento”, avaliou o deputado. Segundo ele, as oportunidades continuam surgindo.
Papa apontou ainda a importância das Eleições 2018 para o desenvolvimento do saneamento no país. Segundo ele, esse será o momento de influenciar as candidaturas e colocar o tema em destaque nos programas de governo dos candidatos. O parlamentar ainda prestou conta de sua atuação e ressaltou que tem defendido ajustes na lei de licitações, fortalecendo os aspectos técnicos desses certames.
Luiz Roberto Gravina Pladevall, presidente da Apecs, fez um breve balanço da atuação da instituição durante o ano e lembrou das diversas reuniões com a direção da Sabesp para reforçar a importância da contratação dos serviços de consultoria pela companhia: “Temos um trabalho intenso para mostrar que não contratar projetos é um risco enorme para a Sabesp”.
O dirigente adiantou ainda que a Apecs pretende conversar com os representantes da Abcon (Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto) para discutir uma pauta comum entre as duas instituições, buscando fortalecer o avanço do saneamento no país. Ele também lembrou que a Associação vai continuar debatendo e buscando soluções na esfera federal.