O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) prepara uma nova rodada de financiamento de projetos em saneamento.
“A gente está agora começando a concluir os primeiros financiamentos de longo prazo da safra nova de leilões e, naturalmente, o Brasil ainda tem muito a amadurecer em termos de financiamentos a projetos, de sindicalização e estruturação desses consórcios de bancos e demais financiadores. Então, a agenda hoje de financiamento, de project finance mais efetiva, é um pilar fundamental de como a gente pode alavancar o setor na sua potencialidade máxima”, disse o presidente do banco, Gustavo Montezano, em recente evento da instituição.
.
O presidente do BNDES avaliou que o marco regulatório em vigor no país representa um sucesso, mas disse que é preciso avançar e fazer ajustes em três agendas: regulamentação, financiamento e gestão de resíduos sólidos. “Naturalmente o marco legal foi uma inovação sem tamanho. Ele se mostra vencedor e vitorioso, mas é natural que amadurecimentos, interpretações e ajustes sejam feitos ao longo dessa jornada”.
Os dados da instituição apontam que dos nove leilões realizados pelo banco no setor de saneamento resultaram em R$ 30 bilhões em outorgas para os cofres de estados e municípios e R$ 42 bilhões de investimentos comprometidos, beneficiando 17,6 milhões de pessoas.
Fontes: Agência Brasil e BNDES.