O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) dará seguimento à estruturação de concessões em saneamento básico no Estado de Alagoas, que nesta segunda fase pode incluir até 88 municípios, com o objetivo de melhorar e ampliar os serviços prestados a cerca de 2,2 milhões de pessoas.
Este é o segundo leilão no setor de saneamento em que o Banco apoia o Governo do Estado. Em setembro 2020, houve a operação para a outorga da gestão de água e esgoto das 13 cidades que compõem a Grande Maceió – o bloco A, com investimentos previstos em infraestrutura na ordem de R$ 2,6 bilhões, em benefício de 1,5 milhão de alagoanos.
Neste projeto, a concessão de água e esgotamento sanitário está dividida em dois grupos: os blocos B e C. O primeiro abrange as regiões do sertão e parte do agreste do Estado, totalizando 48 municípios. O bloco C, por sua vez, engloba outros 40 municípios das regiões leste e também parte do agreste.
A expansão dos serviços de saneamento ao interior do Estado deve impactar 60% da população de Alagoas. Como não se trata de uma Região Metropolitana, será necessário que os prefeitos dos municípios abrangidos façam a adesão aos projetos, por meio da celebração de convênio com o Estado.
Fonte: BNDES