O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) assinaram acordo de cooperação técnica, que vai permitir a avaliação prévia da viabilidade de projetos de parceria público-privada (PPP) e de concessão de serviços de água e saneamento, com foco em favelas e áreas rurais do país.
O BID fez a doação de US$ 350 mil, que serão aplicados no desenvolvimento de ferramentas para auxiliar o BNDES no processo de estruturação dos projetos, especialmente em regiões remotas e de menor viabilidade financeira.
A ideia é direcionar e ampliar investimentos para essas localidades, reduzindo os riscos associados e elevando a probabilidade de sucesso para todos os envolvidos.
Especialistas dos dois bancos também vão trabalhar em conjunto com equipes de consultores na criação de uma ferramenta para calcular os custos operacionais (OPEX) e de investimentos de capital (CAPEX) dos serviços de água e saneamento em favelas e áreas rurais. Esses dados serão incluídos nos modelos financeiros dos contratos de PPP e concessões, viabilizando a definição de ações para atendimento a essas áreas.
De acordo com o BNDES, o modelo a ser desenvolvido será importante para cumprimento da meta de universalização do serviço de saneamento no país.
Com informações da Agência Brasil e BNDES.