A Apecs participou da cerimônia de posse do Conesan (Conselho Estadual de Saneamento), realizada no dia 6 de novembro. A 8ª. Reunião Ordinária da instituição empossou 33 novos conselheiros para o biênio 2019/2020, além dos delegados, suplentes e representantes das entidades convidadas.
O evento foi realizado no Salão dos Pratos do Palácio dos Bandeirantes, sob a coordenação do presidente do Conselho, o secretário de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo (SSRH), Ricardo Borsari.
O engenheiro Ricardo Lazzari Mendes, da Geasanevita e diretor Administrativo/Financeiro da Apecs, representou o presidente da Associação, Luiz Pladevall. A instituição integra a suplência do Conesan entre os representantes das entidades da sociedade civil.
Logo após a posse dos conselheiros, o secretário fez uma breve apresentação das mudanças e avanços do programa Água Limpa, que este ano passou a funcionar no formato de financiamento, com recursos liberados por meio da Desenvolve São Paulo.
Em seguida, a coordenadora de Saneamento da SSRH, Wilma Gonçalves, falou sobre a conclusão do processo de entrega dos Planos Municipais de Saneamento Ambiental, onde foram contemplados 152 municípios. Com isso, destacou a coordenadora, São Paulo torna-se o primeiro estado do país com todos os municípios com planos de saneamento ambiental.
Wilma Gonçalves também destacou o lançamento do portal Sisan (Sistema de Informações de Saneamento do Estado de São Paulo), que traz indicadores relativos aos sistemas de água e esgoto (SNIS), além de Indicadores socioeconômicos (SEADE) e dados de resíduos sólidos (CETESB). O Sistema permitirá que os técnicos dos municípios e a sociedade em geral possam verificar e participar com sugestões para a melhoria da gestão dos serviços de saneamento. Além de estabelecer a possibilidade de controle externo dos sistemas de água, esgoto e coleta de resíduos sólidos urbanos. Para conhecer o Sisan visite o site