A cerimônia oficial de posse da Direção Nacional do Sinaenco foi realizada na noite da última quinta-feira, 22 de fevereiro, no auditório da Fecomercio, em São Paulo. O encontro contou com a presença de dezenas de autoridades, representantes de entidades ligadas à cadeia produtiva da construção e por empresários do setor de arquitetura e engenharia consultiva (A&EC).
A entidade contará ainda com a participação de vários associados da Apecs (confira a lista abaixo). O evento marcou também o início das comemorações dos 30 anos de fundação do Sinaenco, sob o tema “Criando novas perspectivas”.
A mesa de honra foi composta pelo presidente do Sinaenco para o biênio 2018-2019, Carlos Roberto Soares Mingione; pelo vice-governador e secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcio França; pelo secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim; pelo deputado federal João Paulo Papa; pelo secretário municipal de Serviços e Obras de São Paulo, Marcos Penido; pelo presidente nacional do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-BR), Luciano Guimarães; e pelo ex-presidente do Sinaenco (2016-2017), José Roberto Bernasconi.
O presidente Nacional do Sinaenco, eleito para o biênio 2018-2019, Carlos Roberto Soares Mingione, traçou em seu discurso uma cronologia das inovações e mudanças tecnológicas que alteraram a forma de elaborar e desenvolver estudos, projetos e serviços especializados e, especialmente, dos problemas que afetam o setor e a qualidade das obras públicas brasileiras. Entre esses problemas, Mingione destacou as legislações que vêm sendo promulgadas desde o início dos anos 2000 e cujo marco foi a Lei do Pregão, de 2002, seguida pelo Regime Diferenciado de Contratação, de 2011, e pela Lei das Estatais, de 2016, e pelo regulamento para inspeção acreditada do Inmetro, no apagar das luzes de 2017.
“A forma como desenvolvemos nossos serviços especializados vêm mudando e incorporando inovações tecnológicas que revolucionaram o modo de trabalhar da arquitetura e da engenharia consultiva, nestas três últimas décadas. A arquitetura e a engenharia evoluíram muito, enquanto as formas de contratação de serviços especializados de arquitetura e de engenharia consultiva vêm sofrendo retrocessos desde 2002, num percurso de progressiva desvalorização das atividades de A&EC, que vêm sendo cada vez mais contratadas pelo menor preço, coroados pela Lei das Estatais, que proíbe a contratação de projetos executivos, completos, num atentado à lógica e às melhores práticas e na contramão do que vem sendo feito pelos países desenvolvidos”, afirmou o presidente do Sinaenco.
Mingione advertiu que “é impossível avaliar competência, qualidade e capacitação somente com base no preço. Aliás, a contratação de serviços técnicos especializados de natureza intelectual, como é o caso de todas as nossas atividades, pelo menor preço representa, na imensa maioria dos casos, a pior opção, o desprezo pela boa gestão, pela eficiência e eficácia no emprego dos recursos públicos”. E conclamou os presentes, em especial os empresários de A&EC, a engrossarem a luta do Sinaenco pela valorização das atividades do setor, “em defesa do país e da sociedade brasileira”.
O secretário de Serviços e Obras da prefeitura paulistana, Marcos Penido, e o deputado federal (PSDB-SP) e presidente da Comissão Permanente de Saneamento da Câmara dos Deputados, João Paulo Papa, foram também enfáticos na defesa da contratação de projetos e serviços especializados de A&EC como a melhor forma de se obter obras públicas projetadas e executadas sob as melhores técnicas e formas de gestão, em defesa do interesse público. Papa ressaltou a persistente ação dos dirigentes do Sinaenco com os Congressistas na discussão das legislações que regem as contratações públicas, em especial as que propõem alterar a Lei de Licitações, 8666/93. “Os diretores do Sinaenco são incansáveis nessa luta”, afirmou o deputado federal e ex-prefeito de Santos (SP).
O presidente da Apecs, Luiz Pladevall, participou da cerimônia e parabenizou Mingione. “Os desafios são muitos, mas temos certeza que podemos unir forças e transformar o panorama que enfrentamos. A Engenharia nacional se depara com um momento crucial para o seu futuro”, ressaltou o dirigente.
Confira os associados da Apecs que participam da nova diretoria do Sinaenco:
Diretoria Nacional
Presidente
Carlos Roberto Soares Mingione
AGM – Projetos de Engenharia Ltda
VP Gestão e Assuntos Institucionais
Sérgio Marques Assumpção
Egis Engenharia e Consultoria
VP Ética e Proteção à Consultoria
Arthur Oliveira Costa Souza
Concremat Engenharia e Tecnologia S.A.
VP de Engenharia
Alceu Guérios Bittencourt
Cobrape – Cia. Bras. Proj. e Empreendimentos
Conselho Diretor
José Carlos S. C. Valsecchi
Arcadis Logos S.A.
Diretoria Regional – São Paulo
Presidente
Fernando Jardim Mentone
Concremat Engenharia e Tecnologia S.A.
VP Administração e Finanças
Alexandre Zupollini Neto
Egis Engenharia e Consultoria
VP Ética e Proteção à Consultoria
Orlando Botelho Filho
Maubertec Engenharia e Projetos Ltda.
VP Engenharia
Haroldo Ribeiro de Oliveira
Cobrape – Cia Bras. Proj. e Empreendimentos
VP de Ciência e Tecnologia
Danny Dalberson de Oliveira
Engecorps Engenharia Ltda
Conselho Fiscal
Karin Marangoni Ferrara Formigoni
Arcadis Logos S.A.
Lucas Vannini Santesso
Estática Engenharia de Projetos Ltda.
Fontes: Assessoria de Imprensa do Sinaenco e da Apecs