Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) deram início aos trabalhos do Protocolo de Intenções, que busca desenvolver ações e projetos em áreas de interesse comum das duas instituições para contribuir com a gestão e a segurança hídrica do Brasil.
Com vigência até 2024, o Protocolo de Intenções prevê atividades que deverão incluir o aprimoramento das plataformas de monitoramento ambiental Terra Hidro e TerraMA2. Também está previsto o desenvolvimento de projeções de mudanças climáticas.
Estão previstos no Protocolo tanto o aprimoramento dos modelos para previsão de chuvas e outras variáveis importantes para a gestão das águas quanto das metodologias baseadas em sensoriamento remoto para mapeamento e monitoramento de áreas de agricultura irrigada.
O Protocolo de Intenções também tem o objetivo de construir mapas de chuva, águas superficiais e subterrâneas para a bacia do rio Paraíba do Sul, que é a principal fonte de abastecimento da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Outro tema contemplado pela parceria é o desenvolvimento de tecnologias de baixo custo para aquisição, armazenamento, processamento e transmissão de dados hidrometeorológicos da ANA e demais instituições parceiras.
Com informações da ANA.