A Apecs prestigiou no dia 22 de agosto a posse da nova Diretoria Nacional da ABES (Associação Brasileira de Engenharia Ambiental) para o biênio 2018-2020, realizada no espaço Estação São Paulo, na capital paulista.
O engenheiro Luiz Pladevall, presidente da Apecs e vice-presidente da ABES-SP, participou do evento. A solenidade contou com a presença de diversas autoridades. Entre elas, estiveram presentes: o secretário Estadual de Saneamento e Recursos Hídricos de São Paulo, Ricardo Borsari, representando o governador Márcio França; o secretário de Energia do Estado de São Paulo, Ricardo Toledo Silva, também membro do Conselho Consultivo da ABES-SP; o deputado federal João Paulo Papa; o deputado estadual Caio França; a presidente da Sabesp, Karla Bertocco Trindade; o presidente da Casan, Adriano Zanotto; o ex-presidente da AIDIS, Luiz Augusto de Lima Pontes; Dante Ragazzi Pauli, ex-presidente nacional da ABES, representando o Conselho Diretor da entidade; o presidente do Sinaenco, Carlos Roberto Soares Mingione, também membro do Conselho Diretor da ABES; Rogério Tavares, diretor da Aegea; e Carlos Eduardo Castro, diretor do Grupo Águas do Brasil.
O presidente nacional da ABES, Roberval Tavares de Souza, ressaltou a mobilização nacional do setor contra a MP 844, a MP do Saneamento. “Vários colegas já chamam esta MP de uma ‘tomada de três pinos’, só existe no Brasil e não serve para nada. Essa MP é inconstitucional, não promoveu a discussão necessária por parte de entidades representativas e da sociedade brasileira, afeta a titularidade dos municípios, o subsídio cruzado e a lógica dos ganhos de escala. Essa medida cai como uma bomba nos municípios mais pobres e é um grande risco para a população mais carente, já que uma de suas consequências será o aumento das tarifas de água e esgoto em todo Brasil, dificultando ainda mais o acesso a um direito fundamental” disse Roberval.