A Sabesp começou a utilizar uma tecnologia inovadora para modernizar tubulação de esgotos. A técnica aplicada em um coletor-tronco em Caraguatatuba é denominada CIPP (Cured In Place Pipe), que consiste na produção de uma nova tubulação no interior da antiga, sem que seja necessário retirá-la, utilizando o método não-destrutivo e a luz ultravioleta (UV) como “cura” deste material.
O coletor-tronco em operação é uma tubulação de maior diâmetro, responsável por recolher os efluentes recebidos de diversas estações de bombeamento de esgotos, entre elas as principais, localizadas na Avenida da Praia, na região central da cidade, das praias Indaiá e Aruan e também das imediações da Feira do Rolo, no bairro Tinga.
Serão executados cerca de 700 metros de tubulação provisória somente no trecho entre o poço de visita às margens da rodovia SP-55 e a ponte do Poiares, visando o menor transtorno possível na Avenida Floriano Peixoto, importante região de comércio do bairro. Essa intervenção consiste na abertura de valas laterais rasas próximas à sarjeta, ou seja, sem interrupção de tráfego no trecho, bem como o comprometimento da atividade comercial.
Para a Sabesp, o foco é na longevidade, garantindo a integridade estrutural do tubo pelas próximas décadas, evitando futuras falhas e infiltrações e reforçando a missão da Companhia no compromisso com a população e com o meio ambiente.
A obra, com investimentos na ordem de R$ 9,3 milhões do Programa Onda Limpa Litoral Norte, vai beneficiar uma população estimada em 82,3 mil pessoas dos bairros Centro, Indaiá, Poiares, Aruan, Tinga e Rio do Ouro.
Com foto e informações da Sabesp