Os empresários do setor de infraestrutura estão mais otimistas com relação aos investimentos no setor. Levantamento divulgado no dia 30 de maio mostra que cresceu o número de entrevistados que tem uma visão positiva para os próximos seis meses.
A 7ª edição do Barômetro da Infraestrutura – levantamento semestral que avalia o ânimo de empresários e de especialistas em relação às possibilidades de investimento e de desenvolvimento de projetos no setor – produzida pela ABDIB (Associação Brasileira de Infraestrutura e das Indústrias de Base), em parceria com a empresa de consultoria e auditoria EY, mostra que 18,7% dos entrevistados estão otimistas com o futuro do setor contra 33,6% de pessimistas. No levantamento anterior, em outubro de 2021, 16,2% dos respondentes se disseram otimistas e 37,7% pessimistas.
Para 56% dos 241 empresários e executivos de empresas associadas da ABDIB que responderam ao questionário (foram 170 no levantamento anterior), o resultado das eleições pode ter uma influência significativa no rumo da agenda de concessões. Na pesquisa divulgada em outubro de 2021, o resultado para essa questão foi de 52,7%.
O estudo também perguntou a opinião dos entrevistados sobre os efeitos econômicos da guerra entre a Rússia e a Ucrânia. Para 56,8%, o conflito terá alto impacto. Nesse universo, 26,1% disseram que as repercussões terão alta duração e 30,7% consideraram que elas terão curta duração.
Com informações da ABDIB.