Você está visualizando atualmente Rondônia terá estudos do BNDES para o saneamento

Rondônia terá estudos do BNDES para o saneamento

O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) vai desenvolver estudos para estruturação de concessão de fornecimento de água e esgotamento sanitário no Estado de Rondônia. A ideia é universalizar o acesso aos serviços de saneamento em 12 anos e beneficiar até 1,507 milhão de pessoas.

 

Os representantes do banco e do Estado participaram, no dia 11 de fevereiro, de cerimônia virtual de contratação dos estudos para estruturação de concessão dos serviços, que terá como linhas mestras a universalização do serviço no menor tempo possível e a maximização da quantidade de municípios e pessoas atendidas.

 

Em Rondônia, 53% da população não tem acesso à água tratada e 94% à coleta de esgoto, segundo dados do SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento), de 2019. O Estado contabiliza ainda 60% de perdas na distribuição de água.

 

Os estudos englobarão 48 municípios, dos 52 existentes no Estado. A maioria deles é atendida pela Caerd (Companhia de Água e Esgotos de Rondônia), empresa com alto grau de endividamento, o que prejudica sua capacidade de investimento e de atender às metas do novo marco do saneamento.

 

O BNDES realizará a contratação de consultores especializados para apoiá-lo na execução dos serviços técnicos necessários à modelagem do projeto e supervisionará esse trabalho. Os estudos a serem desenvolvidos farão um diagnóstico da situação atual, avaliarão a viabilidade da concessão do serviço e devem propor um modelo para que seja analisado pelo governo estadual em conjunto com os municípios. Caso o Estado e os municípios optem por seguir com o projeto, haverá a preparação e realização do leilão. Antes, serão realizados roadshows com investidores e audiências e consultas públicas.

 

Com informações do BNDES.

 

Foto: Divulgação/Governo do Estado de Rondônia.