Você está visualizando atualmente Cerimônia mista no IE marca lançamento dos Cadernos de Drenagem

Cerimônia mista no IE marca lançamento dos Cadernos de Drenagem

O Instituto de Engenharia realizou, nesta quarta-feira (18/8), o lançamento dos novos Cadernos de Drenagem da Cidade de São Paulo, em evento misto. O engenheiro Ricardo Mendes, presidente da Apecs, participou do encontro.

 

O engenheiro Ivan Metran Whately, vice-presidente de Atividades Técnicas do Instituto de Engenharia, ressaltou que o município de São Paulo tem passado muitos anos procurando soluções para os problemas de drenagem, mas nenhum delas trouxeram as respostas dos cadernos publicados: “Esse trabalho a gente percebeu que traz uma série de alternativas. É importante para dar condições para novos estudos e soluções”.

 

“Ninguém pretende resolver os problemas de drenagem da cidade em três meses”, explicou o professor Paulo Ferreira, Presidente do Instituto de Engenharia. O engenheiro ressaltou que o mundo passa por mudanças climáticas e essa iniciativa vai colaborar para a proteção da população.

 

Marcos Monteiro, Secretário de Infraestrutura Urbana e Obras da Prefeitura de São Paulo, destacou alguns trabalhos que vêm sendo realizados pela administração municipal, como a criação de 26 novos piscinões, canalização de córregos e galerias. Sobre os cadernos, ele elogiou o trabalho consistente: “Com essa iniciativa, São Paulo está pronta para resolver os problemas de alagamentos”.

 

Planejamento

Os Cadernos de Drenagem do município de São Paulo compõem um importante instrumento para a redução dos riscos de inundações das bacias hidrográficas da cidade. Este estudo desenvolveu-se no âmbito do contrato SIURB-FCTH, com o objetivo básico de fornecer subsídios para planejamento e gestão do sistema de drenagem.

 

O horizonte de planejamento considerado neste estudo é o cenário de projeto para ocupação máxima permitida pela Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo (LPUOS – Lei n0 16.402/2016). O estudo do sistema de drenagem deverá adotar como referência de risco hidrológico o período de retorno de 100 anos, porém as obras e outras intervenções na bacia hidrográfica serão escalonadas partindo-se de períodos de retorno de 25 anos.

 

Lançamento dos Novos Cadernos de Drenagem da Cidade de São Paulo

Córrego Água Preta e Sumaré;

Córrego Anhangabaú;

Córrego Pirajuçara;

Córrego Uberaba;

Córrego Verde Pinheiros;

Rio Aricanduva.

 

Confira a íntegra do evento:

 

https://www.youtube.com/watch?v=fLZJCZdJyf0

 

Foto: Instituto de Engenharia