Marcos Monteiro participa de encontro promovido pelo Sinaenco e Apecs

O engenheiro Marcos Monteiro, Secretário Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras de São Paulo, participou no dia 16 de junho do encontro digital Diálogos A&EC, promovido pelo Sinaenco e pela Apecs.

 

Ricardo Lazzari Mendes, presidente da Apecs, ressaltou que a participação do secretário no evento é de muita relevância e parabenizou o Sinaenco pela iniciativa: “Que a gente possa dialogar nas expectativas das ações próximas futuras”.

 

Fernando Mentone, Presidente do Sinaenco São Paulo, destacou a importância do encontro e comentou que a apresentação do secretário foi “bastante objetiva e transparente”.

 

Durante a  live, o secretário apresentou o Plano de Metas da Secretaria nos seguintes temas: Projeto de reservatórios (piscinões); Programa de manutenção de Obras de Arte Especiais (OAEs); PRAR (Programa de Recuperação de Áreas de Risco); e Projetos de próprios municipais.

 

“Esse encontro surgiu buscando sinergia entre a cidade de São Paulo e as associações”, disse Monteiro. Segundo ele, a proposta é buscar novos projetos para dar maior velocidade aos empreendimentos e encontrar medidas mais assertivas.

 

Monteiro explicou que, no Programa de Metas 2021-2024, a secretaria é responsável por duas metas dentro do eixo SP Segura e Bem Cuidada: a meta 30, que é construir 14 novos piscinões, com o objetivo estratégico de ampliar a resiliência da cidade às chuvas, reduzindo as áreas inundáveis e os prejuízos causados à população; e a meta 35, que é realizar 160 obras de recuperação ou reforço de pontes, viadutos ou túneis, que tem o objetivo estratégico de garantir qualidade e segurança das vias públicas e da infraestrutura viária.

 

A secretaria trabalha hoje no planejamento de 16 reservatórios, outros três estão em obras. A SIURB também realiza o Programa de Recuperação de Obras de Arte Especiais, com rotina de inspeções, cadastramento das estruturas, elaboração de projetos de recuperação/reforço e obras.

 

Atualmente, detalhou Monteiro, o cadastro de OAEs da secretaria conta com 44 locais. Segundo ele, são 167 estruturas de grande porte, além de 22 túneis. Em 2019, foram contratadas emergencialmente 22 inspeções especiais. Em 2020, foram licitadas e contratadas 107 inspeções especiais, sendo que 75 já foram entregues em 2020 e 31 serão entregues até junho de 2021. Além disso, foram concluídas 18 obras emergenciais, 12 obras licitadas e concluídas e outras três estão em andamento.

 

Para 2021, já foram realizadas 50 inspeções visuais finalizadas no primeiro semestre. A secretaria publicou editais para a contratação de 50 inspeções especiais entre junho e julho, sendo seis lotes (um exclusivo para túneis).  Para o primeiro semestre de 2022 estão programadas 40 inspeções visuais e a publicação dos editais para contratação de 40 inspeções especiais em maio, divididas em quatro lotes.

 

Confira a apresentação completa no link:

https://youtu.be/FdV53RR1HzE