Os valores de investimentos necessários à universalização apontados pelo Plansab (Plano Nacional de Saneamento Básico) nunca foram atingidos em nenhum ano, desde a sua edição. Os dados fazem parte de um estudo do Instituto Trata Brasil, em parceria com a GO Associados. O levantamento mostra os desafios do país e das unidades da federação para alcançar as metas.
O estudo usou dados de investimento e atendimento de água e esgoto do SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento), meta de investimento do Plansab e do diagnóstico realizado pela ABCON-KPMG em 2019. A metodologia do novo diagnóstico do Instituto Trata Brasil pode ser consultada no relatório completo disponível no link abaixo.
O ano de 2014 foi o período com maior investimento total em água e esgoto, alcançando (em valores atualizados) R$ 14,2 bilhões, ou seja, 57% do necessário pelo Plano. Já entre 2014 e 2018 houve redução de 12,3% nos investimentos totais em água e esgoto no Brasil. O nível de investimento em abastecimento de água no ano de 2018 foi de R$ 5,7 bilhões, 7,1% inferior ao investimento em 2014. No mesmo período, o investimento em abastecimento de esgoto regrediu 30,9%.
Confira detalhes do estudo: https://bityli.com/HCsq4