Apecs no Correio Braziliense
O jornal Correio Braziliense publicou na edição desta segunda-feira, dia 10 de fevereiro, artigo do presidente da Apecs, Luiz Pladevall. Com o título “Planejar para não faltar água”, o texto ressalta a importância da gestão dos recursos hídricos diante de um cenário de mudanças climáticas e escassez de água.
“As soluções são complexas e demandam a participação de toda a sociedade. A revisão do marco legal do saneamento, em debate no parlamento brasileiro, é importante, mas o seu alcance é limitado na gestão dos recursos hídricos. Precisamos avançar muito mais na formulação de políticas públicas embasadas em um planejamento de curto, médio e longo prazos. O novo marco legal tem passado a percepção de que a participação da iniciativa privada será a solução das nossas demandas de empreendimentos no setor. Sem sombra de dúvida, as companhias privadas têm papel de relevância no avanço do atendimento das demandas hídricas, mas elas estão longe de formular políticas da complexa gestão dos recursos hídricos”, escreve o dirigente em um dos trechos do artigo.
Pladevall ressalta que o saneamento precisa se transformar em uma política de Estado, independente do governo de plantão. Para isso, o país precisa de um planejamento com fundamentos técnicos consistentes: “Vale lembrar ainda que cada região brasileira tem suas próprias características, que um planejamento adequado do estado brasileiro vai conseguir atender. Esse instrumento contribui ainda para a criação de bons projetos, ferramenta fundamental para reduzir o número de obras paradas ou com aditivos de preço e prazo, além de ser uma vacina contra a corrupção. Ele permite a implantação do empreendimento conforme planejado e prevê todas as circunstâncias para a sua adequada utilização ao longo de toda a vida útil.”