Você está visualizando atualmente 90,5% dos brasileiros são atendidos pela coleta de lixo

90,5% dos brasileiros são atendidos pela coleta de lixo

A coleta de lixo direta (porta a porta) e indireta (por contêineres e outros meios) atende 90,5% da população total (urbana e rural) do país. Considerando apenas a população urbana, esse número sobe para 98,6%. Os números fazem parte do Diagnóstico Temático sobre Serviços de Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) publicado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), a partir de dados de 2020.

 

Entre as análises presentes na publicação estão a prestação de serviços de coleta domiciliar e de coleta seletiva, bem como a massa coletada e dos veículos utilizados na prestação desses serviços, entre outros. Clique neste link para acessar.

 

O documento também mostra que a cobertura dos serviços de coleta direta e indireta nas macrorregiões brasileiras apresenta diferenças. O Sudeste, com 96,1% da população total e 99,4% da população urbana tem os melhores números, enquanto o Norte, com 80,7% e 96,2% tem a menor cobertura entre as cinco regiões.

 

A região Sul tem 91,5% de cobertura total e 99,3% urbana. A Centro-Oeste apresenta 91,3% e 98,1%, respectivamente, e a Nordeste tem cobertura total de 83,1% e 97,6% de cobertura da população urbana.

 

Em relação aos estados, o destaque é o Rio de Janeiro, com 98,7% de cobertura da população total e 99,6% da urbana. Já Rondônia aparece no fim da lista, com 75,4% da cobertura total e 90,2% da população urbana.

 

O diagnóstico também mostra que 1.664 cidades brasileiras têm coleta seletiva de lixo. Já 2.925 municípios ainda não apresentam esse tipo de serviço, além de 981 municípios que não informaram se realizam a coleta seletiva ou não.

 

Fonte: MDR.